Meio-Ambiente

Coleta de Lixo de Massa Verde e Resíduos Orgânicos
Segunda a Sexta-feira a partir das 13h45

Coleta de Resíduos Recicláveis
Terças, Quintas e Sábados das 9h às 12h.

– O Lixo deverá ser ensacado e nunca a granel (solto na lixeira);
– A manutenção e higienização da lixeira é de responsabilidade do morador;
– Para facilitar a reciclagem usar sacos de lixo leitosos (disponível do almoxarifado kit com 60 sacos por R$ 10,50);
– Acondicionar de modo seguro o lixo perfuro-cortantes, para resguardar os coletores;
– Pilhas, baterias, carregadores e celulares, deverão ser descartados somente nos coletores localizados na Academia, Centro de Convivência e Administração, nunca na lixeira;
– Caso tenha algum material a ser descartado fora dos dias estipulados ou com excesso de volume, acione a administração do condomínio para melhor orientação;
– Não coletamos materiais provenientes de construção civil/reforma.

Aquisição de Lixeiras / Kits de saco de lixo / Pedras

KIT’s DE SACOS DE LIXO: A Sagran disponibiliza aos Associados, Kit com sacos de lixo reforçado e leitoso, para facilitar a identificação do coletor. O Kit é composto por 30 sacos de 40 litros e 30 sacos de 60 litros. Podem ser retirados no Almoxarifado do condomínio (portaria de serviços II), onde o valor será debitado na Taxa de Manutenção do seu imóvel. (valor a consultar).
Lembrete: o lixo para ser reciclado deverá ser separado corretamente. Isto é, as embalagens (leite, suco, iogurte, creme de leite, etc) bem como as latas (atum, ervilha, milho, cerveja, etc) e vidros (palmito, azeitona, etc) devem ser LAVADOS antes de acondicioná-los nos sacos. Se não fizer essa ação eles NÃO são reutilizados e o trabalho de separação fica desperdiçado.

LIXEIRA VERDE E MARROM: Reforçando a importância da coleta seletiva, sustentabilidade e responsabilidade social, pedimos a devida atenção para a manutenção/aquisição das lixeiras para destinação correta dos resíduos. Estão disponibilizados aos Associados, com débito na Taxa de Manutenção, lixeiras verdes e Marrom de 120 litros, com rodas e tampas. (Valor a consultar); 

PEDRAS (CALÇADAS):  O condomínio disponibiliza para aquisição pedras (calçadas), com debito na Taxa de Manutenção, da marca Goiart, tamanho 40 x 40cm. (valor a consultar):

                                                                                         

ÁREAS ATENDIDAS PELO CAMINHÃO PIPA

DIAS SEMANAISLOCAL
Segunda / Quarta / SextaDa Quadra 01 á 19
Terça / QuintaDa Quadra 20 á 43

RECICLAGEM

É o processo de transformação de um material, com o objetivo de reaproveitá-lo na fabricação de novos produtos.

COLETA SELETIVA

É um sistema de recolhimento de materiais recicláveis previamente separados na fonte geradora e que podem ser reutilizados ou reciclados.

VANTAGENS DA COLETA SELETIVA

diminui a exploração dos recursos naturais não renováveis e os impactos ambientais causados pela retirada dos mesmos;
diminui a poluição do solo, da água e do ar;
prolonga a vida útil do aterro sanitário;
diminui os custos da produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias,
Contribuindo assim, para a melhoria do meio ambiente.

Informações: Departamento de Meio ambiente – Encarregado Fued Nacif
62 98596-3094

Cartilha
SEPARE OS MATERIAIS RECICLÁVEIS VEJA COMO É FÁCIL

PAPEL: jornais, revistas, caixas de papel e papelão, cadernos, formulários de computador, envelopes, papéis de rascunho, de embrulho, embalagens tetra pak de suco e leite, condimentos, etc.

VIDRO: garrafas em geral, copos, frascos de perfume, produtos de limpeza, higiene, potes de alimentos e medicamentos.

METAL: Latas de bebidas, de alimentos em conserva, pregos, arames, parafusos, panelas, objetos de ferro, bronze, zinco, chumbo e alumínio.

PLÁSTICO: Pet de refrigerantes, de água, embalagens de produtos de higiene e limpeza, tubos e canos de PVC, baldes, bacias, sacolas e brinquedos.

NÃO SÃO RECICLÁVEIS

ORGÂNICOS: Sobras de alimentos crus, cascas de frutas, legumes, podas de árvores e jardins. REJEITOS: Lenços e guardanapos de papel, pilhas, absorventes higiênicos, madeiras, acrílicos, espelhos, cerâmicas, porcelanas, fotografias, embalagens de veneno e alimentos cozidos.

RESÍDUOS ESPECIAIS OU HOSPITALARES: Curativos, suturas, gazes, algodão, seringas e agulhas.

Coleta de resíduos reciclável
A separação dos resíduos para a coleta seletiva deve ser feita corretamente (como foi ensinado nas residências pela Agente Ambiental), utilizando uma embalagem para separar apenas papel, outra embalagem para separar apenas plástico, outra embalagem para separar apenas metais, outra embalagem para separar apenas vidro e finalmente, outra embalagem para separar apenas o resíduo orgânico.

As embalagens depois de cheias devem ser amarradas e colocadas dentro do contêiner em frente a residência para que o trator possa recolher. Solicitamos que os horários de recolhimento sejam observados, para que os resíduos sejam colocados nos contêineres próximo do horário estipulado para evitarmos futuros transtornos (com crianças, animais, chuvas, etc).

                                                                       

Temos três coletores, um próximo a administração, outro na academia e outro no centro de convivência.

As pilhas e baterias das marcas Duracell, Energizer, Eveready, Panasonic, Rayovac e Varta já podem ser descartadas no lixo doméstico pois as mesmas são fabricadas dentro dos padrões estabelecidos pelo CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente.

O resultado de um amplo debate que incluiu diferentes setores da sociedade é a Resolução 257 publicada pelo CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente, em 22 de julho de 1999. Essa regulamentação, complementada em 22 de dezembro de 1999 pela Resolução 263, estabeleceu duas referências que limitam a quantidade de metais potencialmente perigosos usados na composição dos produtos. A primeira está em vigor desde janeiro de 2000 e a segunda desde janeiro de 2001.

Utilizadas em lanternas, rádios, brinquedos, aparelhos de controle remoto, equipamentos fotográficos, pagers e walkman, as pilhas comuns e alcalinas possuem um mercado no Brasil que soma cerca de 800 milhões de unidades/ano. E como não oferecem risco à saúde e nem ao meio ambiente, depois de esgotadas elas podem ser dispostas junto com os resíduos domiciliares.

O mesmo destino devem ter as pilhas e baterias especiais compostas pelos sistemas níquel-metal-hidreto, íons de lítio, lítio e zinco-ar e, também, as do tipo botão ou miniatura. Elas não produzem nenhum dano e também podem ser dispostas no lixo doméstico.

A recomendação para o descarte desses dois grupos de pilhas vale somente para os produtos em conformidade com as determinações da Resoluções 257 e 263. As empresas alertam para os cuidados que se deve ter com as pilhas e baterias falsificadas ou importadas ilegalmente que, na maioria das vezes, não atendem as especificações corretas.